Na última quarta-feira, 23 de fevereiro, aconteceu por plataforma online a Plenária Nacional das Entidades do Serviço Público Federal, que contou com a participação de mais de 240 servidores, representando entidades de servidores de todas as partes do país. A Plenária foi convocada pelo Fonasefe e pelo Fonacate e discutiu o calendário de lutas e construção da greve do funcionalismo público.

Em 18 de janeiro, os servidores federais fizeram uma manifestação em frente ao Ministério da Economia onde protocolaram a exigência de reajuste salarial. Passado mais de um mês, o governo ainda não se posicionou quanto a negociação.  Os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público, que durante a pandemia mostraram como seus papéis são fundamentais, estão há 5 anos com salários congelados, sem recomposição.

Os participantes da plenária ressaltaram a importância desse espaço aberto para ouvir a base dos servidores públicos federais e os representantes do Fonasefe afirmaram a certeza da necessidade e da existência de condições para realização de uma grande greve nacional. Muitos participantes compartilharam como está o andamento da construção do movimento grevista em seus locais de trabalho e também afirmaram a forte indignação das categorias pela constante precarização das condições de trabalho dos servidores. O aumento da inflação no atual governo Bolsonaro tem causado uma preocupante corrosão do salário dos servidores com o congelamento das remunerações.

A importância de construir uma forte mobilização entre os servidores pela pauta do reajuste salarial foi citada em diversas falas, além da necessidade de dialogar sobre o tema com a população, outros setores da classe trabalhadora e movimentos sociais.

O novo calendário de mobilização foi divulgado, com o indicativo de um Dia Nacional de paralisação e greves pelo país em 16 de março e um indicativo de início de greve nacional sete dias depois, no dia 23, caso o silêncio por parte do governo permaneça.

Confira abaixo o calendário de mobilização dos servidores públicos federais:

08/03 – dia internacional das mulheres – construção e participação nos atos nas cidades

09/03 – lançamento do comando nacional de construção e mobilização da greve

16/03 – dia nacional de paralisação, mobilização e greve – com um ato nacional em Brasília e atos em todo o país. Após esse dia, será dado o prazo de 7 dias para o governo negociar com os servidores, e caso o governo continue em silêncio:

23/03 – início da greve nacional do funcionalismo público