Programa Greg News defende o funcionalismo público e critica a PEC32

No episódio “Funcionário Público” do seu programa exibido na HBO no dia 1º outubro, o comediante Gregório Duvivier abordou a situação do funcionalismo público no país e criticou a PEC32, conhecida como Reforma administrativa. O programa crítico e cômico chamado Greg News, que é exibido desde 2017, traz semanalmente pautas políticas e sociais e análises da conjuntura do Brasil e do mundo.

Nos 26 minutos de programa, Gregório defendeu a importância da estabilidade do servidor e do concurso público. “Se tem uma coisa que essa pandemia nos mostrou é que muitos dos nossos funcionários públicos têm sido bastante técnicos, mesmo dentro desse caos político em que o Brasil se encontra. As maiores irregularidades expostas pela CPI da pandemia, por exemplo, só vieram à tona graças às delações de funcionários públicos.” O comediante citou exemplos da necessidade da independência do servidor público, como no caso do jogo Brasil X Argentina interrompido por funcionários da Anvisa e das denúncias dos irmãos Miranda na CPI da Covid. “Essa particularidade do funcionário público, que é a estabilidade, é talvez a característica mais importante da carreira do servidor, porque ela permite que o funcionário não se curve às pressões políticas.”

O comediante também criticou os principais pontos da PEC 32, que “propõe mexer em salário de 3 mil e não em salário de 30 mil, simplesmente pra ficar mais fácil aprovar – já que não atinge quem tem mais poder de influência”.

Assista ao programa completo: