Crédito: Eline Luz/ ANDES- SN
Notícias

Servidores e servidoras seguem em mobilização pela aprovação da LOA 2025 e pelo cumprimento dos acordos de greve

0

Servidores e servidoras seguem em mobilização pela aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2025 e pelo cumprimento imediato dos acordos de greve, firmados em 2024.

Na última semana, o Fonasefe organizou a Semana de Mobilização do Funcionalismo Público Federal com uma agenda intensa de manifestações em Brasília (DF), que se estende até o dia 21 de março. 

Diálogo com parlamentares
Nos dias 10 e 11 (segunda e terça), servidores e servidoras em protesto no Aeroporto de Brasília (DF) dialogaram com parlamentares que chegavam à cidade e com a população que circulava pelo local.

Ao longo da semana, representantes de entidades que compõem o Fonasefe realizaram visitas aos gabinetes de deputadas e deputados, para cobrar agilidade na votação da LOA. Mais de 100 gabinetes foram visitados nos três dias de ação na Câmara de Deputados.

Na manhã da quarta-feita (12) diversas categorias do funcionalismo realizaram um ato em frente ao Palácio do Planalto para cobrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o cumprimento imediato do acordo firmado com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos em julho do ano passado.

Ainda no dia 12, os manifestantes participaram da sessão em homenagem à Marielle Franco, no Plenário da Câmara. 

Além dos protestos, a agenda contou com dois debates sobre temas importantes para o funcionalismo público federal. O seminário “O Fim do Regime Jurídico Único das(os) Servidoras(es) Públicas(os): A EC 19/98 e a ADI 2135”, organizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e outras entidades parceiras, aconteceu no auditório Nereu Ramos da Câmara de Deputados, no dia 11, e o debate “Novo Arcabouço Fiscal e o ataque aos serviços públicos”, com Maria Lúcia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida, no dia 13, na sede do ANDES-SN.

A Jornada de lutas segue até o dia 21 de março.
Confira a programação:


19/03

10h: Protocolo de cobranças ao MEC, ao MGI e à Casa Civil. Acerca dos termos do Acordo de Greve;

14h – 17h: Ato pela Aprovação da LOA (Frente ao Anexo II do Congresso)

20/03
 10h Acompanhamento da Discussão  da LOA
21/03
10h Acompanhamento da Votação da LOA