Na noite de ontem, em um evento online, o Fonasefe e o Fonacate lançaram o Comando de Mobilização e Construção da Greve dos servidores públicos federais. Com a participação de mais de vinte dirigentes sindicais representando as entidades que compõe o Comando de Greve, o evento teve como mote principal ressaltar a importância da unidade de diversas categorias na construção desse movimento e da greve. As falas relataram como estão as construções para o movimento grevista nos locais de trabalho e o sentimento de certeza da necessidade dessa luta se fez presente em todos os relatos. O Evento foi transmitido online pelas redes sociais dos fóruns e fazia parte do calendário de mobilização dos servidores.

A agenda de mobilizações inclui como próximos eventos o dia 16 de março como Dia Nacional de paralização e greves pelo país e um indicativo de início de greve nacional sete dias depois, no dia 23, caso o silêncio por parte do governo permaneça.

O movimento grevista surgiu a partir da tentativa, sem sucesso, de uma negociação de reajuste salarial com o governo federal. Os servidores federais estão há mais de 2 meses buscando o diálogo para que a defasagem salarial seja corrigida, porém o governo segue sem mandar nenhuma resposta. São 5 anos de congelamento, sem nenhum reajuste inflacionário.

Reajuste já!