Aconteceu no último sábado, dia 7 de outubro, a Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais, organizada pelo FONASEFE (Fórum de Entidades Nacionais de Servidores Federais), FONACATE (Fórum de Carreiras Típicas de Estado) e Centrais Sindicais. O evento aconteceu em Brasília, no Teatro dos Bancários, e contou com a participação de servidores de diversas categorias. O intuito da atividade foi de debater os próximos passos da luta por recomposição salarial, reestruturação de carreira, equiparação de benefícios entre os servidores dos diferentes poderes, o revogaço de medidas que atacam os servidores e o serviço público e pelo arquivamento da PEC 32.

Durante o evento, foi avaliada a última Semana de Mobilização, que aconteceu entre 2 e 7 de outubro, com destaque para a paralisação de 3 de outubro, denominada “Dia Nacional de Lutas pela Soberania Nacional e em Defesa dos Serviços Públicos”. Houveram colocações enfatizando a necessidade de fortalecer o movimento para exercer pressão sobre o governo e críticas à forma como o governo guiou as reuniões da Mesa de Negociação Permanente, levando a uma conclusão insatisfatória para os servidores.

Além dos importantes debates trazidos para a plenária, foi determinada a criação de uma nova Jornada de Lutas, agendada para os dias 7 e 8 de novembro. A intensão dos servidores é que essa nova jornada possa intensificar a mobilização em prol da inclusão dos funcionários públicos federais no Orçamento Anual de 2024, além de manter na pauta as exigências de reestruturação das carreiras, da igualdade de benefícios entre servidores de diferentes poderes, da revogação de medidas prejudiciais à categoria e à classe trabalhadora em geral, bem como do arquivamento da PEC 32/20.

 

Confira a agenda de lutas:

– 07/11 – Plenária Nacional Unificada dos Servidores Públicos Presencial.

– 08/11 – Paralisação dos Servidores Públicos Federais; Caravanas à Brasília – “Governo, queremos respostas as nossas reivindicações!”

Assista à gravação da plenária: