Saiba o posicionamento de cada parlamentar sobre a PEC32/2020

A PEC32/2020, conhecida como Reforma Administrativa, será aprovada caso obtenha três quintos dos votos dos parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado. Isso significa que para que a Reforma seja aprovada serão necessários 308 votos a favor na Câmara e 49 no Senado.

A Assessoria Legislativa da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e Ministério Público da União (FENAJUFE) elaborou um relatório sobre como cada deputado e senador se posiciona frente a PEC32. Esse levantamento mostra como votarão os 81 senadores e 507 dos 513 deputados federais.

Entre os deputados federais, 194 se declararam a favor da PEC32 e outros 135 são favoráveis com ressalvas ao texto em tramitação. Posicionaram-se contra, 122 deputados federais e os 56 restantes não decidiram sua posição ainda.

Entre os senadores, 25 se declararam a favor da PEC e outros 24 são favoráveis com ressalvas. Estão contrários a PEC 8 senadores e 24 não decidiram seu posicionamento.

Entre os partidos políticos dentro da câmara dos deputados, as bancadas do PSOL, PT e PCdoB são contra a PEC em sua totalidade. No Senado a bancada do PT também se posicionou contra a Reforma em sua totalidade (o PSOL e o PCdoB não possuem senadores eleitos).

O único partido que fechou completamente posição a favor da PEC na câmara é o NOVO, enquanto as bancadas do PTB e Patriota têm seus parlamentares divididos entre favoráveis e favoráveis com ressalvas. No Senado o Cidadania tem posição a favor com ressalvas enquanto os parlamentares do PL e do DEM se dividem entre os que estão completamente a favor e os favoráveis com ressalvas.

A maior parte dos partidos, tanto no Senado quanto na câmara, está dividida em relação ao seu posicionamento, de forma que não há unidade entre seus parlamentares na decisão de como irão votar. Os senadores do MDB, Podemos, PP, PSD, PSDB, PSL e Republicanos se dividem entre a favor, favoráveis com ressalvas e indecisos. O PDT e PROS têm senadores que contrários e indecisos. Os senadores do PSB, PSC e REDE não declararam seu posicionamento.

Os deputados do Avante, Cidadania, DEM, MDB, Podemos, PROS, PSDB, PSL, Republicanos e Solidariedade se dividem entre a favor, favoráveis com ressalvas e indecisos. Já os deputados do PDT, PL, PP, PSB e PSD têm deputados a favor, favoráveis com ressalvas, indecisos e contrários. O PV tem deputados a favor, favoráveis com ressalvas e contrários.

Da forma como está esse placar, caso a votação da PEC32 acontecesse hoje ela seria aprovada. É necessário utilizar da mobilização dos servidores e da população que depende do serviço público para que os parlamentares indecisos se posicionem contra a Reforma e para que os que estão a favor mudem seu voto.