MateriaisNotícias

Ocupa Brasília 14J

0
Confira alguns motivos para ir às ruas e defende as Universidades, Institutos Federais e Cefets, em defesa dos serviços públicos e ser contra as privatizações:
Contra os cortes na educação
– Sucateando ainda mais a educação brasileira, o Governo Bolsonaro autorizou o corte de R$3,2 bilhões do orçamento do MEC. As Instituições de Ensino Superior, por exemplo, perderão mais de R$1 bi.
– Nos últimos 10 anos, o investimento nas instituições federais de ensino caiu 73%.
– Com a redução no orçamento, as instituições federais serão incapazes, inclusive, de manter e pagar contas básicas, como segurança, limpeza e eletricidade. Universidades, Institutos Federais e Cefets correm o risco de fechar as portas.
– Há uma demanda do governo de passar a cobrar mensalidade nas Universidades. Com isso, mais de 70,2% de estudantes – que têm renda per capita familiar de 1,5 salário mínimo, estarão ameaçados.
Contra a privatização das estatais:
– Em 2019, o governo divulgou uma extensa lista de estatais que poderiam ser privatizadas nos próximos anos. Entre elas, a Eletrobrás, a Petrobras e os Correios. Privatizações como essas objetivam o desmonte do Brasil e a entrega das empresas públicas aos interesses do mercado privado, que colocam os lucros acima das necessidades da população. Não podemos aceitar.