No dia 09 de abril de 2025, mais um ataque aos processos democráticos foi orquestrado pela extrema-direita e pelo “centrão” na Câmara dos Deputados.
A farsa hipócrita do relator e da maioria do Conselho de Ética que votou pela cassação do legítimo mandato popular de Glauber Braga ficou evidente. A medida é desproporcional e incoerente com posições lenientes dessa mesma composição do Conselho frente a situações gravíssimas perpetradas por parlamentares da extrema-direita, evidenciando o claro caráter persecutório a Glauber e aqueles que atuam em defesa dos reais interesses da classe trabalhadora no parlamento.
Glauber, de forma corajosa e destemida, tem reiteradamente denunciado o saqueamento dos recursos do Estado por meio do orçamento secreto de Arthur Lira, e a compra de posições de deputados em troca da liberação de emendas para seus currais eleitorais. É esse o real motivo da perseguição realizada pela extrema-direita contra Braga e é exatamente esse o processo que construiu o vergonhoso relatório por sua cassação.
Além disso, a prática política ética e exemplar de Glauber, que dialoga com a população em praça pública para definição coletiva das ações de seu mandato, construindo o poder popular, incomoda aqueles que roubam o povo desse país através do orçamento secreto, a extrema-direita e o centrão vinculados a Arthur Lira. Aqueles que defendem sua cassação, inclusive, são os mesmos que clamam por “anistia” aos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Defender o mandato de Glauber é defender a democracia, é lutar contra as injustiças e a extrema-direita golpista do Congresso Nacional.
As diversas entidades que constroem o Fonasefe representam servidores públicos federais que estão enraizados em todo o país. Envidaremos esforços desde a base de nossos sindicatos para defender o mandato de Glauber contra aqueles que possuem histórico de ataques aos serviços públicos.
A classe trabalhadora, aquela que Glauber defendeu e defende de forma intransigente em toda sua história como militante, não recuará, estará com Glauber, contra o orçamento secreto e contra o golpismo, em mais essa importante e fundamental batalha.
EM DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS, CONTRA O GOLPISMO, GLAUBER FICA!