Notícias

Mobilização dos servidores cresce governo se recusa a negociar

0

As diversas categorias que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, o FONASEFE, encontram-se a meses mobilizadas em torna da pauta do reajuste salarial. Algumas categorias estão a mais de 5 anos sem nenhum tipo de recomposição, tendo seus salários congelados apesar da crescente inflação dos últimos anos.

Os servidores do Banco Central decidiram, em assembleia nessa terça-feira (10), manter a greve por tempo indeterminado da categoria, pois não houve abertura de mesa de negociação e a não apresentação de proposta oficial por parte do governo. A categoria chegou a suspender a paralisação na tentativa do diálogo, mas o silêncio permaneceu e no dia 03/05 voltaram ao estado de greve por tempo indeterminado. Servidores do INSS e Ministério do Trabalho também seguem em greve.

Os servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, representados pelo SINASEFE, suas seções sindicais, vão paralisar suas atividades, numa greve nacional por tempo indeterminado, a partir de 16 de maio.

Além das greves, diversas categorias estão participando das mobilizações pelo reajuste. Nesta quinta-feira, dia 12/05, as categorias de servidores públicos federais irão à Brasília defender o serviço público e exigir a abertura imediata das negociações salariais. A concentração está marcada para as 14h no espaço do servidor e às 16h um ato em direção à praça dos Três Poderes.