A FUNAI é do Brasil, não de Bolsonaro, nem dos ruralistas!
Nas últimas semanas, servidores e servidoras da FUNAI, organizações dos povos originários do Brasil, ativistas ambientais e pelos direitos humanos, sindicalistas, assim como todo o mundo e, especialmente, familiares e amigos de Bruno Pereira e Dom Phillips, acompanharam com revolta, indignação e tristeza a busca para encontrar o indigenista e servidor público e o jornalista que permaneciam desaparecidos. Infelizmente, o resultado mais temido foi o verdadeiro: ambos foram brutalmente assassinados com seus corpos e pertences ocultados em um ato covarde.
Desde 2019 a família e os colegas de Maxciel Pereira buscam por justiça pelo ex servidor da FUNAI que trabalhava sob um contrato precarizado a partir do governo ilegítimo de Temer assistiu e busca por justiça pelo assassinato desse lutador que, como Bruno e Dom, trabalhava e foi assassinado em cidade próxima ao Vale do Javari.
No Brasil, que sustenta há décadas pertencer à triste estatística de estar entre os países que mais matam ativistas ambientais e pelos direitos humanos, além de ativistas em conflitos no campo, a situação só vem piorando desde que um golpe foi promovido pela burguesia em conluio com multinacionais e com o departamento de Estado dos EUA. Temos visto o neocolonialismo se aprofundar e a violência no campo e contra povos originários aumentar brutalmente.
Mas esses atentados contra a vida de Maxciel e Bruno são um ataque contra o Brasil, contra quem trabalha para o Brasil e seu povo, quem tem por missão cumprir sua função social. Bruno foi perseguido, exonerado da função, forçado a se afastar e finalmente assassinado por seguir servindo ao povo brasileiro, à defesa dos povos originários, de culturas milenares e do patrimônio natural do Brasil e do mundo.
O FONASEFE vem se somar à luta por justiça por Maxciel, Bruno e Dom, à luta pela exoneração de Marcelo Xavier que caluniou Bruno, pela proteção de todas e todos a(o)s servidora(e)s da FUNAI, por sua proteção e garantia de direitos para que possam seguir trabalhando em segurança, cumprindo sua função social.
O FONASEFE também manifesta todo seu apoio à Greve da(o)s servidora(e)s e coloca as entidades que o compõem à disposição para que essa luta justa e urgente seja vitoriosa.
Saudações sindicais,
Fórum Nacional de Entidades Sindicais do Serviço Público Federal