Notícias

Dia Nacional de Luta em Defesa da recomposição salarial

0

Aconteceu hoje, convocado pelo Fonasefe, o Dia Nacional de Luta em defesa da recomposição salarial, com a participação de diversas entidades pelo país em mobilizações, atos, panfletagem e assembleias de bases em defesa da recomposição salarial e valorização das e dos servidores públicos. Logo após o termino das manifestações, o Fonasefe apresentou uma Live transmitida online com a participação das entidades nacionais que compõem o Fórum.

Companheiros do Sindisep do Rio de Janeiro entraram ao vivo na live diretamente do ato que faziam nas ruas da cidade. Declararam que esse tipo de mobilização tem que ser recorrente para os servidores serem ouvidos. Lucia Lopes, do Andes, informou que a entidade da qual faz parte reconhece a importância da mesa de negociação, porém afirma que apenas sua existência é insuficiente frente ao acúmulo de perdas que os servidores tiveram em todos esses anos. David Lobão, do Sinasefe, também lembrou da vitória que foi a Mesa Nacional de Negociação Permanente ter sido aberta em fevereiro, porém ressaltou que as negociações não estão caminhando. Sergio Ronaldo da Condsef saudou a greve que aconteceu hoje pelas mãos dos companheiros do metrô em São Paulo contra as privatizações, e exaltou essa manifestação como forma legítima de defesa da classe trabalhadora. Ele disse acreditar que a resposta dos servidores públicos federais deve ser à altura da morosidade do governo, que está “brincando” de negociar.

Nos comentários durante a live surgiram diversas falas com as máximas “REAJUSTE JÁ” e “QUEREMOS RESPOSTAS”, demonstrando a disposição dos servidores em seguir em luta pela recomposição salarial. No encerramento da live, Lucia Lopes fez uma fala de esperança de que a mobilização seguirá aumentando e assim criará condições de sermos ouvidos.